CONHEÇA O ÁGAPE - UMA COMUNIDADE DE AMOR
“Uma resposta de oração! Uma comunidade que desde 1992 não para de crescer, convertendo milhares de famílias e jovens ao caminho de Deus. Por isso, não há dúvida que se trata uma obra de Deus!” Padre Rambo, fundador e diretor espiritual do Ágape.
Uma inspiração divina
O Projeto Ágape – Uma Comunidade de Amor, é um dom de Deus, uma inspiração do Espírito Santo, que ungiu o seu fundador e diretor espiritual, padre Rambo, quando foi enviado para o labor pastoral, como seminarista na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, sediada na Asa Norte, DF.
Em 1992, ele elaborou o que chamou inicialmente de “ÁGAPE – Uma Comunidade de Amor, Plano de Evangelização Integral da Juventude – PEIJ”, missão supervisionada pelo, na época Monsenhor Jésus Rocha. O projeto voltado para os jovens foi implantado nessa paróquia, no mesmo ano.
Quatro anos depois, em 1996, o fundador adaptou o projeto para ser aplicado aos casais, com foco nas famílias, mantendo fidelidade à concepção original. No mesmo ano, Pe. Rambo implantou o 1º Ágape de Casais Discipulado, na Paróquia São Sebastião, em Planaltina- DF.
Segundo o Diretor Espiritual, Pe. Rambo, durante sua formação no Seminário, que durou de seis anos, diariamente, adorava ao Santíssimo Sacramento. “Como resultado desses momentos de oração, que veio a inspiração de todo o projeto Ágape, que tem como carisma essencial viver a comunidade primitiva de Jesus Cristo, na qual Ele chamou os discípulos para a missão de evangelizar. O projeto foi concebido com o objetivo de conduzir os cristãos a participarem na missão de Jesus, de forma a viverem a caridade, a unidade, a partilha, a obediência e a fidelidade, carismas essenciais da proto comunidade de Jesus Cristo, na qual, Ele chamou os seus discípulos e apóstolos”, destaca.
Primeiros frutos
A segunda fase do projeto, o Ágape de Casais Apostolado, foi implantado na mesma paróquia, São Sebastião, em 2000. E desde então, a comunidade não parou de crescer e cumprir seu lema Atos dos Apóstolos 2, 42-47 !
Hoje são 30 Ágapes de Casais, na Arquidiocese de Brasília e de Goiânia; e 10 de Jovens no Distrito Federal. Em 2013, o estatuto foi aprovado pelo arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha. O Ágape conta com Conselho Diocesano para gerir a pastoral, formada por um Diretor e um Assessor Espiritual, um Casal Coordenador Diocesano e um Casal Coordenador de cada Vicariato: Norte, Sul, Leste e Centro.