Como rezar o Terço ou Rosário Mariano?
Saiba como rezar o Terço ou Rosário, oração que a Virgem Maria indicou para alcançarmos a paz no mundo, o fim da guerra e a salvação das almas dos pobres pecadores.
O Santo Rosário ou Terço Mariano é um verdadeiro caminho espiritual em que a Santíssima Virgem Maria se faz nossa Mãe, Mestra e Guia, e apoia a todos nós com a Sua poderosa intercessão.
O Terço converge para nosso Senhor Jesus Cristo que, desta forma, abre e fecha o nosso próprio itinerário da oração. Em Cristo, está centrada a nossa vida e, consequentemente, a nossa oração. “Tudo parte d’Ele, tudo tende para Ele, tudo por Ele, no Espírito Santo, chega ao Pai”
Na última aparição da Virgem Maria em Fátima, que aconteceu no dia 13 de Outubro de 1917, Ela apareceu sob o título de Nossa Senhora do Rosário. Nessa aparição, Ela pediu que rezássemos sempre o Terço, todos os dias, em honra a Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz no mundo, o fim da guerra e a salvação dos pobres pecadores.
Orações iniciais do Santo Terço ou Rosário
Como rezar o Terço ou Rosário Mariano?
Persignação ou sinal da Cruz: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Credo Apostólico (reza-se o Creio ou Credo Apostólico):
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu na Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
Pai-nosso (reza-se um Pai-Nosso em honra a Santíssima Trindade):
Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja Vosso nome. Venha a nós o Vosso reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Ave-Maria (reza-se três Ave-Marias, em honra a Santíssima Trindade):
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Glória ao Pai (reza-se um Glória ao Pai):
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Como rezar cada mistério do Santo Rosário
Em cada mistério, reza-se um Pai-nosso, dez Ave-Marias, um Glória ao Pai – meditando o mistério referente a cada dezena – e a jaculatória ensinada por Nossa Senhora aos três Pastorinhos de Fátima:
“Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem”[3].
Os Mistérios do Santo Rosário
Mistérios da Alegria ou Gozosos (segundas-feiras e sábados):
1.º – O anúncio do Arcanjo São Gabriel a Virgem de Nazaré (cf. Lc 1, 26-38);
2.º – A visitação da Virgem Maria à Sua prima Santa Isabel (cf. Lc 1, 39-56);
3.º – O nascimento do Menino Jesus em Belém (cf. Lc 2, 1-21);
4.º – A apresentação do Menino Jesus no templo de Jerusalém (cf. Lc 2, 22-40);
5.º – O encontro do Menino Jesus no Templo entre os Doutores da Lei (cf. Lc 2, 41-52).
Mistérios da Luz ou Luminosos (quintas-feiras):
1.º – O Batismo de Jesus Cristo no rio Jordão (cf. Mt 3, 13-17);
2.º – Revelação de Jesus nas bodas de Caná da Galileia (cf. Jo 2, 1-12);
3.º – O anúncio do Reino de Deus e convite à conversão (cf. Mc 1, 14-15);
4.º – A Transfiguração de Jesus Cristo no Monte Tabor (cf. Lc 9, 28-36);
5.º – A instituição da Eucaristia (cf. Lc 22, 14-20).
Mistérios da Dor ou Dolorosos (terças e sextas-feiras):
1.º – A agonia mortal de Jesus no Horto das Oliveiras (cf. Mt 26, 36-46);
2.º – A impiedosa flagelação de Jesus Cristo (cf. Mt 27,26-31);
3.º – A coroação de espinhos do Filho de Deus (cf. Mt 27,29);
4.º – A subida dolorosa de Jesus Cristo ao monte Calvário (cf. Jo 19,17-24);
5.º – A crucificação e morte de nosso Senhor Jesus Cristo (cf. Jo 19,18-37).
Mistérios da Glória ou Gloriosos (quartas-feiras e domingos):
1.º – A ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo (cf. Jo 20, 1-18);
2.º – A ascensão de Jesus Cristo aos Céus (cf. Lc 24, 50-53);
3.º – A vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos no Cenáculo em Jerusalém (cf. At 2, 1-13);
4.º – A assunção de Nossa Senhora ao Reino dos Céus (cf. Sl 44, 11-18);
5.º – Coroação de Maria Santíssima como Rainha do Céu e da Terra (cf. Ap 12 ,1-4).
Orações finais.
Agradecimento
Infinitas graças,Vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de Vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo do Vosso poderoso amparo e, para mais Vos obrigar (agradecer), nós Vos saudamos com uma Salve-Rainha.
Salve-Rainha
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, degradados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito Fruto de vosso ventre. Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce sempre Virgem Maria! Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
Links relacionados:
TODO DE MARIA. A oração do Rosário em grupo e em família.
TODO DE MARIA. A origem do Rosário de Nossa Senhora.
TODO DE MARIA. O significado do Rosário da Virgem Maria
Aprenda a rezar o Terço da Misericórdia
Inicie rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Reza-se: Pai-Nosso; Ave-Maria e o Creio.
Nas contas do Pai-Nosso, reza-se:
Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, a Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.
Nas contas das Ave-Marias, reza-se:
Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro. (10 vezes)
Ao fim do terço, reza-se:
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.
Origem do terço:
Esse terço foi ensinado durante uma visão que Irmã Faustina teve em 13 de setembro de 1935: “Eu vi um anjo, o executor da cólera de Deus, a ponto de atingir a terra. Eu comecei a implorar intensamente a Deus pelo mundo, com palavras que ouvia interiormente. À medida em que assim rezava, vi que o anjo ficava desamparado, e não mais podia executar a justa punição”.
No dia seguinte, uma voz interior lhe ensinou essa oração nas contas do rosário.
Mais tarde, Jesus disse a Irmã Faustina:
“Pela recitação desse terço, agrada-Me dar tudo que Me pedem. Quando o recitarem os pecadores empedernidos, encherei suas almas de paz, e a hora da morte deles será feliz. Escreve isso para as almas atribuladas: Quando a alma vê e reconhece a gravidade dos seus pecados, quando se desvenda diante dos seus olhos todo o abismo da miséria em que mergulhou, que não desespere, mas se lance com confiança nos braços da minha misericórdia, como uma criança nos braços da mãe querida. Essas almas têm sobre meu coração misericordioso um direito de precedência. Dize que nenhuma alma que tenha recorrido a Minha misericórdia se decepcionou nem experimentou vexame”.
“Quando rezarem esse terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso.”
Oração poderosa para atrair o que deseja
“Hoje eu… (diga o seu nome completo), neste momento, lugar e dia, me reconheço a Ti Senhor Jesus cristo como pecador, e peço humildemente o perdão dos meus pecados.
Hoje eu suplico que olhes para mim Senhor com seus olhos cheios de bondade e amor e convertas toda a escuridão da minha vida em luz radiante, por favor Senhor, me lave com Seu Precioso Sangue, me cubra com o seu manto, estenda até mim a sua Poderosa mão e console minha alma, acalme minha inquietação.
Eu suplico Senhor Jesus, tire do meu caminho todos os obstáculos, tanto espirituais como materiais, que bloqueiam e dificultam minha existência.
Senhor, afaste toda a maldade, inveja, dano, ou má vontade contra minha pessoa, contra minha família, meus bens, ao meu redor e aumente dia a dia a minha fé em Ti.
Me amarre ao coração santíssimo de sua Mãe, a Senhora e Rainha do Céu, minha amada Virgem Maria, para que nada possa me ferir e causar dano.
Faça com que a minha vida chegue ao bem-estar, que possa avançar e melhorar no trabalho, que todos os meus empreendimentos sejam bem sucedidos, que meus investimentos tenham sorte e fortuna; faça com que a minha vida sentimental seja plena, que eu tenha ao meu lado a pessoa amada e que eu consiga ser correspondido no amor.
Me permita alcançar prosperidade material e ter aquilo que é preciso para viver confortavelmente, me ajude a realizar os meus sonhos, sobretudo, meu Senhor, conceda-me: (Faça aqui o seu pedido).
Senhor eu peço crendo em Sua Vontade Santíssima e na Sua Infinita Misericórdia e Sabedoria. Hoje eu quero renunciar a todos aquilo que não é digno nem grato perante os seus olhos, e coloco minha confiança no seu Poder, Padre Santo do Amor Eterno, sabendo que escutas as suplicas sinceras da minha alma e que não me será negada sua ternura e clemencia para solucionar minhas dificuldades e deficiências.
Que assim seja.”
Reze a oração da madrinha
Salve, ó Nossa Senhora de La Salette, que, sabiamente, nos mostrou a necessidade de rezarmos por nossos afilhados. Interceda por nós, madrinhas, junto ao teu Filho Jesus, e ensina-nos a entender nosso papel de instruir os afilhados na fé católica e a desempenhar, com fidelidade, a missão de acompanhá-los com presença e bons exemplos de testemunho cristão, caminhando ao seu lado e construindo uma vida com responsabilidade, alicerçadas nas Palavras de Deus.
Mãe de humildade,
Que possamos ser puras de coração como as crianças.
Mãe de obediência,
Que sejamos sempre obedientes aos ensinamentos de vosso Filho Jesus.
Mãe da unidade,
Que possamos ser exemplos para nossos afilhados.
Ó Bela Senhora, interceda por nosso serviço e nos inspire a sermos cada dia melhores.
Amém!