Ágape de Casais
Convidamos a todos para participar conosco desta incrível obra de Deus!
Uma comunidade de Amor
O Ágape de Casais – Uma comunidade de Amor é uma obra do Espírito Santo a fim de dar instrumental aos casais agapistas na caminhada de santidade conjugal. O Movimento funciona em cada paróquia, aonde o Ágape está implantado.
O movimento é de identidade Católica Apostólica Romana. Seus objetivos são estritamente evangelizadores, segundo o seguimento de Cristo, Senhor, Deus e nosso Salvador. Todas as suas atividades devem ser realizadas para a conversão das pessoas e evangelização centrada em Cristo, na Palavra de Deus, no Magistério da Igreja e na Sagrada Tradição. Tudo o que se faz é para o bem do próximo e a promoção humana. Portanto, ficam excluídas atividades meramente sociais, ou simplesmente pedagógicas.
No processo de formação do Ágape de Casais, os discípulos são estimulados a perceber que o caminho de vida e de serviço proposto por Cristo pode e deve ser percorrido sem perder seu estilo pessoal. Os casais assim formados aderem pela fé aos caminhos alegres, luminosos, dolorosos e gloriosos de seu Mestre e Senhor. Assim sendo, o casal é convidado a renovar em sua vida a vivência das virtudes prometidas na hora do consentimento assumido em seu matrimônio, a saber: o amor, fidelidade e respeito, por toda a vida e na liberdade dos filhos de Deus.
O casal adere à prática do Tempo de Qualidade, momento em que os cônjuges escolhem um dia da semana e, em oração, buscam unidade por meio do diálogo, cumprindo os pressupostos da boa comunicação, saber falar e ouvir, evitando os possíveis bloqueios à comunicação.
Os momentos de formação propiciam o conhecimento bíblico-teológico e capacitam os casais para o diálogo entre o conhecimento da palavra e da catequese da igreja com a realidade pessoal.
O movimento busca formar discípulos missionários para o serviço ao mundo. Contribui para integrar evangelização e pedagogia oferecendo caminhos pastorais de acordo com a maturidade cristã ou outra condição das pessoas ou dos grupos. Na formação, os casais são movidos pelo fogo do Espírito Santo para se expressarem em todas as esferas em que vivem: no trabalho, nos ambientes de estudos, no serviço e na missão cotidiana.
Por último, vale ressaltar o anseio manifestado no documento de Aparecida de 2007, “Como discípulos missionários, queremos que a influência de Cristo chegue aos confins da terra”.
O casal cristão age como fermento no mundo para anunciar que só existe um caminho seguro para ter acesso a Deus, o caminho que passa pela Justiça, pela Misericórdia e pelo amor ao próximo.
Esse amor ao próximo, quando desprovido de interesse e de condições é a ágape, o amor incondicional e perfeito de Deus.