XI Makarios 2023:
O Makarios 2023 reuniu quase 1300 agapistas que viveram momentos de cura, unidade e louvor.
“Tudo pode ser mudado pela força da Oração” (Rm 12,11) esta foi a Palavra que direcionou todo planejamento e execução do Makários 2023, realizado em 6 de agosto, que contou com mais de 600 casais e cerca de cem jovens que integram o Ágape – Uma Comunidade de Amor. Um total de aproximadamente 1300 pessoas que se reuniram na paróquia da Ressurreição – EQNM 05/07- , em Ceilândia (DF), das 12h às 19h, para louvar e provar que o amor de Deus pode curar e transformar todas as realidades.
Fundado pelo padre Rambo, em 1996, o Ágape está espalhado em 33 paróquias da Arquidiocese de Brasília (DF) e de Goiânia, sendo 38 de casais e 13 de jovens, entre apostolado e discipulado. O fundador ressaltou que o Makários é um dom de Deus, uma verdadeira experiência de oração, e deixou uma mensagem a cada agapista.
“Aos casais e a cada família que se reconciliem buscando a sua salvação que está na Igreja – a sarça ardente cheia do Espírito Santo, nos sacramentos, na Palavra de Deus e no amor ao próximo. Aos jovens, que busquem a participação ativa na Igreja, por meio da Santa Missa, louvando e bendizendo a Deus e tendo uma alma elevada cheia do Espírito Santo. Além disso, é essencial o engajamento de todos os agapistas nas pastorais da paróquia a qual faz parte”, exortou o padre Rambo.
Organização
O Makarios, “os bem-aventurados”, é um encontro anual no qual todos os integrantes do Ágape são convidados a participar. Neste ano, o Vicariato Sul ficou responsável por sediar o encontro e para 2024 será o Vicariato Leste. Organizado pelos coordenadores de vicariato, sob a condução dos coordenadores diocesano, Ellen e Célio, o encontro foi marcado pela oração, desde o planejamento até a sua realização. “Não foi fácil organizar o Makarios, fizemos acreditando na misericórdia divina, e ao final, tudo ocorreu de forma superior ao esperado, sob a graça de Deus. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, apesar das fragilidades. A sensação é a do dever cumprido”, afirmaram.
Neste ano o Vicariato Sul, coordenado pelo casal Wauneide e Adriano, ficou responsável pela realização. “Quando iniciamos o planejamento, somente um pensamento vinha até nós: oração, inspiração confirmada pelo padre Rambo. Por isso, todo o encontro foi centrado em promover momentos de profunda cura e oração”, disse o casal.
Alegria, louvor e muita cura
Na abertura do encontro os coordenadores de cada ágape entraram com as imagens dos padroeiros de suas paróquias, tudo regado a muita música e alegria conduzida pelos músicos do Vicariato Sul e pelo Ministério de Cura do Ágape. Na sequência, o encontro foi presenteado por momentos mariano e de cura e libertação conduzida pelo padre Rambo, com a participação dos servos do Ministério de Cura.
Para o casal Cleber e Vera, da Paróquia São Miguel Arcanjo – Recanto das Emas, o Makarios foi a confirmação de que pela força da oração o casal e a comunidade podem ser modificados, sempre caminhando com Cristo e Maria. “Vamos fazer mais unidade, testemunhando e perseverando essa presença de Deus em nós”, afirmaram.
Celebração eucarística
Para encerrar o Makarios 2023, o padre Rambo celebrou a Missa Dominical festejando a Transfiguração do Senhor. O Espírito Santo estava com o padre, e transbordava aos presentes na cerimônia, que já estavam cheios dessa unção após as efusivas atividades do Makarios.
Em sua homilia, Padre Rambo relembrou o compromisso assumido pelos agapistas em estudar e seguir os dez mandamentos de Deus. Explicou o Evangelho do dia, em que se fez presente a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Por fim, exortou todos os presentes a estudarem os quatro Evangelhos: “para que, como cristãos, conheçamos a mensagem de Jesus Cristo”. Na sequência litúrgica, houve o esperado momento da comunhão com Cristo, em que todos receberam Seu Corpo e voltaram para suas casas na paz do senhor Jesus!
Veja abaixo alguns momentos do Makarios 2023: