Makários 2021: um momento de reavivamento na fé
Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará”. ( Ef. 5, 14)
O Makários, que significa os bem-aventurados, é um momento de encontro e de unidade do Ágape. Em 31 outubro de 2021, foi realizado o primeiro Makários, após o início da pandemia da Covid-19, na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Planaltina – DF. O Espírito Santo de Deus conduziu todo o encontro e o resultado ficou estampado no rosto e nas palavras de cada participante.
“Foi muito marcante reencontrar os irmãos e perceber que a vontade de servir a Deus foi maior do que o medo da pandemia, como foi falado na pregação do padre Rambo. O encontro reacendeu a nossa fé e nos fez entender o tamanho e a força do Ágape”, ressaltaram Tiago e Aline, casal da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Privê).
Com sete anos de Ágape, o casal Dorgi ( in Memoriam) e Ivonete, da Paróquia São Pio (Sudoeste), ficou feliz em poder participar de mais um Makários. “A cada testemunho pudemos perceber a importância de estarmos em comunidade. Não podemos ficar mornos na fé, por isso, momentos como esses, sempre nos abastecem e a nossa retribuição a Deus, só pode ser servindo e levando o evangelho a todas as criaturas, por meio do Ágape”, declararam.
Élvio da Costa e Mariane da Silva Lima, coordenadores do Ágape de Jovens da Paróquia da Ressurreição (Ceilândia), emocionados, garantiram que o Makários reacendeu a chama pelo amor a Deus.
“Ver o padre Rambo sempre renova o nosso ardor pela missão, apesar das dificuldades, nos sentimos fortalecidos. Vamos trabalhar, seguir evangelizando e levando o amor do Ágape para todas as pessoas. Foi muito significativo ver os diversos ágapes aqui presentes, principalmente de casais. Precisamos buscar esta unificação também no Ágape de jovens, para podermos nos apoiar uns aos outros”, disseram.
Reavivamento da fé
Segundo o casal coordenador diocesano, Ellen e Célio, responsáveis pelo encontro, os depoimentos só confirmaram a grande benção que foi o Makários de 2021, uma oportunidade de reencontro e de recomeço no Ágape. “O encontro confirmou a Palavra que Deus nos inspirou para esse Makários: Desperta, tu que dormes. Porque na verdade a pandemia fez com que o Ágape adormecesse muitos casais, esfriando-os na fé. Então, o Makários 2021 representou esse renascimento da Pastoral Ágape, um reavivamento dos casais para continuarmos a missão”, avaliaram.
“Que dia é hoje? hoje é o dia mais feliz das nossas vidas!” Com essa palavras, em tom de brincadeira, o fundador do Ágape, padre Rambo, exortou todos os agapistas a valorizarem a presença de Deus e de confiar Nele, apesar de todas as provações trazidas com a pandemia. “Se jogue nos braços do Pai. Deus quer fazer uma obra em você e a partir de você, converter muitas pessoas. Então, renuncie ao mal e perdoe todos os que te ofenderam”, concluiu o padre, que fechou o momento com uma oração de renúncia dos pecados.
Na ocasião, foi apresentado o conselho diocesano, formado pelos coordenadores dos vicariatos Leste, Davi e Francisca; Norte, Zezinho e Simone; Sul, Adriano e Wauneide; e Centro, Gustavo e Vivia; e os assessores espirituais Edel-Quinn e Gorete.
Os participantes também conheceram as novas pastorais do Ágape: Cura e Libertação, coordenada pelos casais Cleide e João, e Flávo e Tânia; Agapinho, Jeo e Rose; e Pascom Karla e Venicio.
O encontro foi encerrado com a Santa Missa, conduzida pelo padre Lídio Roman, pároco da Santa Rita de Cássia.