Vivenciar a espiritualidade Ágape com zelo e amor
O X Makários de 2022 – “Não relaxeis o vosso zelo. Sede fervoroso de Espírito. Servi ao Senhor” (Rom. 12,11), ocorreu em 28 de agosto de 2022, no Colégio Santa Rosa, das 12h às 18h, realizado pelo Vicariato Centro, sob a organização do Conselho Diocesano do Ágape.
Cerca de 800 pessoas viveram esse momento de unidade do Ágape – Uma Comunidade de Amor – que foi celebrado com muita alegria e comunhão com Cristo e os irmãos. “Temos que colocar em evidência a espiritualidade do Agapista”, afirmou o padre Rambo.
Testemunhos que marcaram o encontro
Orações, partilha, encontro, reavivamento foram as palavras que resultaram dos profundos momentos de oração e louvor que marcaram o Makários. Confira um pouquinho do que foi esse encontro nos depoimentos dos irmãos.
“Eu gostei bastante deste momento de união porque com a pandemia nós não tivemos a oportunidade de ter um momento com tantas pessoas adorando ao Senhor foi muito gratificante”, disse João Vitor, coordenador diocesano do Ágape de Jovens.
“Achei uma experiência nova, eu tenho 10 anos de Ágape e nunca tinha participado de um Makários e achei muito, muito, incrível. Achei muito legal a forma como os casais nos acolheram e com certeza nós saímos daqui hoje com ideias também para os jovens. Então foi muito bom”, afirmou Bruna, coordenadora diocesana do Ágape de Jovens.
“Olha para nós o Makários é ser ágape, é o amor incondicional aqui; ver essa multidão aqui nos enche de alegria. Nós precisamos sempre reacender a nossa fé para poder transmiti-la aos nossos irmãos. E o Makários foi essa oportunidade de estarmos unidos como irmãos e mais próximo de Deus. Por meio desta união é que a gente vai pregar a palavra, que a gente vai chamar mais pessoas, porque não tem coisa melhor do que servir a Deus. E a gente só faz isso permanecendo na fé e aqui a gente se fortalece, a gente se reencontra, né?”, afirmou o casal Herculano e Terezinha da Paróquia Santa Ritta de Cássia, Planaltina.
“Para nós foi um divisor de águas, porque aqui a gente realmente escuta, e tem que colocar em prática, como o padre Rambo falou, né? Não sejamos mornos, e o primeiro passo é sair de cima do muro, colocando tudo em prática. Então é ter aquele olhar de caridade para o irmão, ter zelo com a obra de Deus, o cuidado no servir, foi para que viemos para este mundo. Adorei… só acho que no próximo ano, para abrigar todos os agapistas, poderia ser no Mané Garrincha…. brincadeira!”, declarou o casal Renato e Manuela, da da paróquia São Miguel Arcanjo, Vicariato leste.
“Achei excepcional o Makários este ano, a gente estava precisando.O padre Rambo, ungido pelo Espírito Santo, fez colocações sobre a importância do casal cuidar de si e um do outro, para poder servir bem a Deus e aos irmãos. O encontro nos renova voltarmos para servir com mais fervor na nossa paróquia, devemos deixar a preguiça de lado, retirar as coisas que estão nos atrapalhando de servir a Deus. Tudo depende única e exclusivamente da gente. Mas, senti falta daquele “louvorzão”, porque louvar nos fortalece, nos cura, nos anima, nos reaviva no Espírito Santo, fica essa dica para o Makários de 2023, disse o casal Érica e André, da Paróquia São Mateus, de Sobradinho, Vicariato Norte.
“Maravilhoso! Um momento da gente realmente perceber e sentir, a unidade ágape, principalmente depois desses dois anos de pandemia, é uma oportunidade de reacender a chama do amor pelo ágape. Além disso, foi muito bom reencontrar os irmãos da caminhada. A gente já sabe o que fazer: buscar os sacramentos, ter mais vida de oração, mais intimidade com Deus, e não deixar as dificuldades da vida tomar de conta; Precisamos ser perseverantes, é o Espírito Santo que nos anima, então precisamos continuar bebendo na fonte”, afirmou o casal Márcia e Lelo, da Paróquia São Pio, Vicariato Centro.
O próximo Makários será em agosto de 2023, sob a condução do Vicariato Sul, na Paróquia da Ressurreição em Ceilândia. Agende esta data no calendário do seu coração.
Veja abaixo alguns momentos do Makarios 2022: